terça-feira, 15 de abril de 2008

Winetricks

Sabe quando você precisa instalar aquela coisa idiota do windows pra rodar um programa por wine? E sempre dá pau na instalação, não é? Então, ontem precisei instalar o .NET Framework 1.1 pra tentar emular uma aplicação que precisava dessa desgraça. E não fiquei surpreso quando vi que não deu muito certo.

Procurando no google a maneira correta de instalar o framework, encontrei uma página falando do winetricks, um script que faz o trabalho sujo de instalar as bibliotecas, runtimes, e todos os nomes feios de dependências pra aplicativos windows.

É só pegar o script, rodar (ele tem interface gráfica mas funciona no shell também), selecionar em uma lista o que você precisa, e relaxar enquanto ele faz o download e instala tudo.

Depois de instalado com o winetricks, o framework funcionou como deveria - tão bem quando um framework .net pode funcionar :P

ps: Esqueci de dizer, alguns pacotes precisam do cabextract para instalar. No site deles tem pacote para todas as distros mais usadas, bem como o fonte.

3 comentários:

Anônimo disse...

bacana pra caramba sas!
nem conhecia... espero nunca precisar utilizar, mas se precisar... jah to ligado!

Lucas Gameiro disse...

Você tentou rodar com o mono?

Gabriel Gilini disse...

ainda não, quando der um tempo vou tentar
tenho que ver como ainda hehe