quinta-feira, 10 de abril de 2008

And he's got to protect... ME!

Começando um blog de novo, com o mínimo de pretensão possível.

Pretendo escrever sobre minhas áreas de interesse (web, marketing, usabilidade...) e bobeiras aleatórias às vezes, quando bate aquela vontade maluca de escrever.

Pra começar bem vou falar da minha mudança do Ubuntu pro Slack 12.

Sinceramente eu já estava cansado do Ubuntu. Ele é rápido de instalar, fácil de usar, mas quando você quer ter muito controle, as coisas não funcionam como deveriam. Então, por pressão do Bode de do Dizus - fãs incondicionais do Slack - instalei no meu pc; e devo dizer que fiquei positivamente surpreso já na instalação, que foi mais simples do que o esperado. Três cd's depois, estava lá, o slackão rodando lindamente no meu pc, mas sem o servidor X iniciado.

Loguei como root e mandei um # kdm, loguei no meu usário recém criado e comecei a saga de configuração da distro. Como o Bode foi um dos culpados por eu ter instalado o Slack, usei-o como um guia nessa empreitada, que também não foi nada difícil. Tá certo que uso linux há alguns anos, mas slack não é sistema pra iniciante mesmo!

Depois de configurar tudo e botar minha rede pra funcionar (tive que arranjar outra placa, o driver atl2 ainda está uma porcaria) até arrisquei compilar meu kernel, mas como esperado ele não bootou.

Por fim, devo dizer que estou completamente satisfeito com a distro e também que estou reaprendendo a usar linux, algo que tinha fico pra trás ultimamente.

Com certeza ainda vou postar algumas cositas de linux por aqui, conforme for aprendendo e apanhando. Espero que sirva de ajuda pra alguém.

5 comentários:

Joao Jose Pedrini disse...

Nem comentou que eu falei pra você mandar um reboot no modem!

Vlw a consideração!

Gabriel Gilini disse...

Tá carioca, obrigado pela dica do reset do modem. Só não vai chorar tá? :D

Lucas Gameiro disse...

Irado.. mas um slacker na UEL... apesar de estar usando o openSuse atualmente, sempre fui muuuito fã do slack... e não vejo a hora de colocá-lo na minha máquina... preciso só de um tempo pra deixar as coisas redondinhas!

Unknown disse...

parabens meu amigo sas!!!

fico orgulhoso em recebe-lo como mais um slacker!!!

espero q nunca mais retorne as garras da distro dos incapazes... menos ainda pro lado 'tela-azul' da força...

eh isso ae... e vamos capturar o geleia!!!

Anônimo disse...

Nem curto slack/suse para desenvolvimento :(

Realmente é muito bom para aprender sobre infra - estou pensando montar uma maquina antiga do zero e usa-la como servidor - mas ainda prefiro o minimo esforço no desenvolvimento e SE eu precisar ou tiver uma vontade repentina de compilar um kernel, com certeza farei isso em outro box...